– Como ser vegetariano? –

Hello pessoas! Tudo bem com vocês? (Meu Deus que saudade de falar isso)

Aqui é a Ana, e hoje venho com um post um pouco diferente do habitual aqui do blog. Dia 1º de outubro foi comemorado o dia do vegetarianismo, e por isso decidi trazer esse post aqui pra vocês!

No começo desse ano (2019) fiz a decisão de começar a seguir o estilo de vida vegetariano. Depois de mais de nove meses sem a presença de carne em minha dieta hoje venho aqui compartilhar minha experiência e dar dicas para você que está tentando diminuir e até cortar o consumo de carne.

Vamos começar dividindo as categorias do nosso querido mundo vegetariano:

 –Ovolactovegetarianismo: é consumido ovos, leite e laticínios na alimentação.

 -Lactovegetarianismo: há presença de leites e laticínios na alimentação.

-Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.

-Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação

E temos o Veganismo que se refere á um estilo de vida, onde busca-se excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.

Por quê se tornar vegetariano?

Como comentei no começo do post, decidi me tornar vegetariana no começo desse ano por diversos motivos. Tomei a decisão depois de muita pesquisa e de assistir o documentário Cowspiracy (super recomendo, atualmente se encontra na Netflix). O documentário além de abordar a questão da crueldade em que os animais são submetidos também fala sobre o impacto que a criação de gado em massa para consumo humano tem no meio ambiente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) o agronegócio foi responsável por quase 70% do desmatamento da América Latina. Recentemente, houve uma grande repercussão sobre as queimadas na Amazônia, mas o que poucas pessoas apontaram é que grande parte do desmatamento da floresta é em prol da agropecuária e que uma pequena mudança em seus hábitos alimentares pode sim mudar o meio ambiente.

Outro ponto importante a ser ressaltado é o da água. Antes de entrar nesse mundo eu ficava pensando “ah, mas como que um bife vai ter tanta água? Nem cabe nesse pedaço.” Água Virtual é um termo utilizado para definir á quantidade de água utilizada de forma indireta e direta na produção de um bem ou serviço, e as atividades agropecuárias são as que mais utilizam água durante seu processo. Isso não quer dizer que naquele bife de 180 gramas de carne de boi que você comeu recentemente havia 2.400 litros de água, mas sim que durante toooodo o seu processo, desde o nascimento da vaquinha, seu crescimento, sua transformação em um bife houveram 2.400 litros de água envolvidos.

Esses são dois pontos envolvendo o meio ambiente que foram cruciais para minha decisão, mas o consumo de carne tem muitas outras consequências (no final do post tem vários links pra vocês verem mais).

Além de todo o mal para o meio ambiente, os animais ainda sofrem e muito, durante esse processo todo. Uma coisa que me fez pensar muito é a questão do Especismo, e como amamos e cuidamos de nossos animais de estimação, como gatos, cachorros e pássaros, e achamos um absurdo quando em outros países é comum que se coma esses animais, mas estamos tranquilos em colocar um porco morto em nosso prato, por exemplo.

Minha experiência

Minha transição para o vegetarianismo foi muito leve e prazerosa, de verdade. Decidi parar de comer carne de um dia para o outro e não me arrependo de maneira nenhuma. Acredito que a chave para isso foi perceber que a carne era nada mais nada menos do que um componente de minhas refeições e que há coisas muito mais gostosas do que ela. Parar de comer carne abriu meu paladar para alimentos incríveis que antes eu tinha aquele leve preconceito de experimentar e me tornou mais humana e empática. Eu comecei a prestar mais atenção ás coisas ao meu redor e ao meio ambiente, e como cada vida importa.

E não, eu não sou uma pessoa saudável simplesmente por não comer carne. E também não como só salada. Tem várias opções para substituição da carne que são incríveis, como o grão de bico, lentilha e proteína de soja.

Uma dica minha: procure um nutricionista para te ajudar na reposição dos alimentos e para te ajudar na transição. É muito importante saber sobre as reposições necessárias para cada corpo, e de uma maneira ou outra é uma grande mudança para o organismo. Hoje eu não consigo nem me imaginar comendo carne mais, e olha que nem faz um ano que parei. Mas muita coisa melhorou em meu organismo depois que parei, como minha disposição.

Espero que esse post tenha ajudado vocês de alguma maneira e que vocês se sintam inspirados para tentar fazer do mundo um lugar melhor, começando pelo prato ❤ e não se preocupem em fazerem tudo de uma vez como eu, cada um tem seu tempo e corpo, então relaxem e façam da transição o mais leve e natural possível! E pra quem não concorda com o movimento, peço que respeitem a minha escolha 🙂

Até a próxima!

Ana

Referências: 

Sociedade Vegetariana Brasileira: https://www.svb.org.br/index.php

Notícia FAO: http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/425810/

Cowspiracy: http://www.recicloteca.org.br/videos/cowspiracy-o-segredo-da-sustentabilidade/

Água Virtual: https://www.suapesquisa.com/meio_ambiente/agua_virtual.htm

Livro:  Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas – Uma Introdução ao Carnismo

Canais incríveis: 

Larica Vegana: https://www.youtube.com/channel/UCQUnMqWztXK1H97ntUi302g

Tá na Mesa Vegg: https://www.youtube.com/channel/UCSxFcMDGmwgDlSP9qmYVx1w

Débora Aladim: https://www.youtube.com/watch?v=0r4p3GYpmgg

Ellora: https://www.youtube.com/watch?v=GwkSmhJ8c04&t=37s

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s